O estudo de caso como ferramenta para o ensino de empreendedorismo

Simone Cristina Ramos, Jane Mendes Ferreira, Fernando Antônio Prado Gimenez

Resumo


O ensino de empreendedorismo parece ser uma tendência, pois tem se difundido rapidamente nas graduações em administração
(FERREIRA e RAMOS, 2004). Porém, muitos pesquisadores (VESPER, 1987; GIBB, 1993 e 1996; GUIMARÃES, 2003;
FERREIRA e MATTOS, 2003) apontam que tal ensino carece de delimitação metodológica, ferramental adequado e
monitoração de resultados. O objetivo deste artigo é apontar a utilidade do estudo de caso como ferramenta para o aprendizado sobre empreendedorismo. Para tanto, é descrito o histórico de uma empresa familiar paranaense e são elaboradas sugestões de discussões teóricas possíveis a partir deste estudo de caso. É demonstrada a possibilidade de associar à história deste empreendimento teorias embasadas na escola dos atributos pessoais, na escola empreendedora de estratégia e aos dados provenientes do relatório GEM. A conclusão esboçada sugere o ensino do empreendedorismo por metodologias que integrem o ser e o fazer, buscando a formação de agentes capazes de promover o desenvolvimento econômico e social do país.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5020/2318-0722.11.2.%25p

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Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

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