A realidade virtual na museologia: uma análise das vantagens e desvantagens
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.11.2.%25pResumo
Este trabalho trata do emprego da Realidade Virtual no contexto da museologia, como maneira de incentivar visitas a museus. Apresenta as origens do museu, o significado da palavra e os papéis desempenhados pelos museus como instituição cultural na sociedade. Em seqüência, apresenta uma visão geral da realidade virtual, discorre sobre suas origens, seu funcionamento, e seu emprego em diversas áreas inclusive na museologia, discutindo vantagens e desvantagens existentes no seu uso. Apresenta análise qualitativa e quantitativa de dados coletados em pesquisa de campo realizada através da aplicação de questionários, com o objetivo de verificar a opinião das pessoas com relação a visitas a museus e sua opinião quanto ao uso da interatividade entre museus e visitantes. Os dados obtidos revelam que as pessoas em geral dão preferência a outras atrações turísticas em vez de a museus e que os alunos entrevistados tendem a pesquisar os sites de museus disponíveis, em vez de os visitarem pessoalmente. No entanto, os entrevistados não concordaram com a afirmação de que museus virtuais substituam visitas a museus físicos, embora concordassem com o fato de que museus que usam de interatividade são capazes de atrair mais pessoas. Conclui-se assim, que museus que fazem uso de interatividade atraem mais visitantes e que os sites de museus virtuais não necessariamente desestimulam visitas ao museu físico, uma vez que as pessoas ainda darão preferência às instituições físicas, considerando visitas a museus virtuais meramente uma questão de praticidade.Downloads
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