Marketing societal e marketing social: uma visão empresarial

Maria Rosa Bueno Morais, Antonio Carlos Giuliani, Osvaldo Elias Farah, Eduardo Spers

Resumo


Analisar o papel social das empresas dentro da orientação do marketing societal é objetivo deste estudo. A adoção das ações
sociais são enquadradas dentro dos conceitos de marketing social e marketing de causas sociais, como uma atividade
estratégica que busca estabelecer um novo relacionamento entre as empresas e a sociedade. Nessa visão ampliada do
marketing, a parceria e os benefícios mútuos entre ambas contribuem positivamente para o novos requisitos ercadológicos da atuação empresarial que são: gerar lucro, proporcionar satisfação aos consumidores e atender os interesses públicos. Para avaliar se os conceitos teóricos condizem com a percepção empresarial, foi realizado realizada uma pesquisa qualitativa, envolvendo 42 empresários da região de Campinas/SP. O estudo apontou a consciência dos empresários para a questão social e que a prática da cidadania corporativa agrega valor à marca, podendo ser um diferencial competitivo. Apesar do interesse demonstrado, as empresas pesquisadas não dispõem de pessoas para desenvolver ou buscar alianças para o desenvolvimento de projetos focados em causas sociais, fato que restringe a adoção do marketing de causas sociais pelo grupo estudado.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5020/2318-0722.11.2.%25p

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Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

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