Construção de escala para mensuração de imagem corporativa: o caso de instituição privada de ensino superior

Paulo Roberto da Costa Vieira, Angelo Roberto Calderano de Angeli, Jorge Augusto de Sá Brito e Freitas, Antônio Carlos Magalhães da Silva

Resumo


A imagem corporativa funciona como interface entre a realidade exterior e o indivíduo, permitindo-lhe abstrair e simplificar conteúdos complexos sobre a organização, com a finalidade de permitir que a mente só pondere os significados julgados relevantes. É dentro de uma teia de significados intrinsecamente inter-relacionados que a firma deverá atuar para fortalecer a sua imagem, pois não tem a faculdade, no ambiente extremamente competitivo em que está inserida, de ignorá-la. Tendo em conta a relevância da imagem corporativa, é de fundamental importância que se saiba como mensurá-la. O presente estudo tem como objetivo precípuo desenvolver escala para medição de imagem corporativa de instituição privada de ensino superior. Para tanto, realizou-se pesquisa de survey com amostra de conveniência, a qual foi constituída por 230 respondentes. O instrumento de coleta de dados foi o questionário estruturado e autoadministrado. Para tratamento dos dados, empregou-se a análise fatorial confirmatória, com auxílio da modelagem de equações estruturais. Os resultados evidenciaram a solidez da escala proposta, acompanhados de inúmeros insights sugestivos de ações estratégicas.

DOI: 10.5020/2318-0722.2013.v19n2p636

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Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

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