O comportamento estratégico e o fator de munificência em empresas da cidade de Icó: um estudo baseado na tipologia de Miles e Snow

Ismar Gurgel Coqueiro, Alyne Leite de Oliveira

Resumo


O presente artigo tem como objetivo identificar o perfil do comportamento estratégico em empresas da cidade de Icó juntamente com o ambiente percebido pelos empresários, através da tipologia de Miles e Snow (1978), que diferencia o comportamento das empresas de acordo com sua estratégia em: prospectoras, analíticas, reativas e defensivas. O método utilizado na pesquisa foi uma survey do tipo descritiva, com abordagem quantitativa. Para a amostra, foram utilizadas empresas cadastradas na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O questionário utilizado para captação do comportamento estratégico foi o de Conaltetal (1990), e para quantificar a munificência ambiental das empresas foi utilizado o questionário de Castrogiovani (1991). As empresas icoenses são, em sua maioria, do tipo prospectoras (36%) e apresentam alta munificência para o ambiente em que estão inseridas. Quanto à relação da munificência com o comportamento estratégico, não houve significância estatística (α<0,05). Diferentemente do que propõe a população, o campo empresarial da cidade é favorável ao desenvolvimento. As empresas que atuam na localidade estão se inserindo em um novo modelo empresarial e necessitam de credibilidade e confiança da população para dinamizar e adequar-se ainda mais ao cenário econômico global.

DOI: 10.5020/2318-0722.2014.v20n1p106

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia