Comportamento de compra no pequeno varejo: consumo hedônico e utilitário

Felipe Gerhard Paula Sousa, Lucas Lopes Ferreira de Souza, Verônica Peñaloza, Marcos Alexander Brasil Ferreia

Resumo


O desempenho de um estabelecimento varejista é influenciado, em grande parte, por fatores capazes de desenvolver um papel racional no processo decisório de seus clientes. Contudo, diversos estudos em pequenos varejos relacionam o comportamento do consumidor nesses ambientes ao caráter de compra hedônico. Nesse sentido, com o intuito de ampliar a compreensão sobre as experiências do consumidor em pequenos varejos, o presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de compra dos consumidores pautando-se nas dimensões de consumo hedônico e utilitário no pequeno varejo. Ademais, o estudo também objetiva perquirir as principais razões pelas quais os clientes frequentam um pequeno varejo. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, viabilizada por meio da aplicação de um survey e uso de análise fatorial exploratória. Os resultados revelaram que não prescinde atender tanto as necessidades utilitárias quanto hedônicas dos clientes, pois ambos os valores de compra estão fortemente presentes na ação de compra dos consumidores. Além disso, constatou-se que o atendimento pode transcender a simples utilidade funcional e ampliar sobremaneira a experiência de compra do consumidor.

DOI: 10.5020/2318-0722.2014.v20n1p312

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DOI: http://dx.doi.org/10.5020/2318-0722.20.1.%25p

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Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

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