Contribuições da visão baseada em recursos com o processo estratégico tradicional em uma empresa de consultoria ambiental (Contributions of the resource based view with the traditional strategic process of an environmental consulting)

Marcelo Hugo de Medeiros Bezerra, Miguel Eduardo Moreno Añez, Josué Vitor de Medeiros Júnior, César Augusto Barreto da Silva

Resumo


Este estudo teve como objetivo identificar as contribuições da Visão Baseada em Recursos no processo estratégico tradicional de uma empresa de consultoria ambiental. Para tanto, os recursos estratégicos da organização foram identificados por meio da metodologia VRIO, a partir de entrevistas semiestruturadas com os gestores da organização. Como resultado, foram identificadas quais as etapas realizadas no processo de planejamento estratégico da organização integrando a VBR e o processo tradicional. Como conclusão do estudo, constatou-se que a escola do posicionamento e a Visão Baseada em Recursos podem ser usadas de uma maneira integrada na formulação e implementação estratégica, com o objetivo de potencializar características de cada corrente estratégica e explorando oportunidades do ambiente organizacional e os recursos estratégicos como fontes de vantagem competitiva. Como perspectiva futura, espera-se que a abordagem apresentada neste trabalho seja amplamente discutida e explorada, a fim de atender às demandas e oportunidades do mercado.

DOI: 10.5020/2318-0722.2015.v21n2p410

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia