Contribuições da visão baseada em recursos com o processo estratégico tradicional em uma empresa de consultoria ambiental (Contributions of the resource based view with the traditional strategic process of an environmental consulting)

Autores

  • Marcelo Hugo de Medeiros Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Miguel Eduardo Moreno Añez Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Josué Vitor de Medeiros Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • César Augusto Barreto da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar as contribuições da Visão Baseada em Recursos no processo estratégico tradicional de uma empresa de consultoria ambiental. Para tanto, os recursos estratégicos da organização foram identificados por meio da metodologia VRIO, a partir de entrevistas semiestruturadas com os gestores da organização. Como resultado, foram identificadas quais as etapas realizadas no processo de planejamento estratégico da organização integrando a VBR e o processo tradicional. Como conclusão do estudo, constatou-se que a escola do posicionamento e a Visão Baseada em Recursos podem ser usadas de uma maneira integrada na formulação e implementação estratégica, com o objetivo de potencializar características de cada corrente estratégica e explorando oportunidades do ambiente organizacional e os recursos estratégicos como fontes de vantagem competitiva. Como perspectiva futura, espera-se que a abordagem apresentada neste trabalho seja amplamente discutida e explorada, a fim de atender às demandas e oportunidades do mercado. DOI: 10.5020/2318-0722.2015.v21n2p410

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Hugo de Medeiros Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Administração pela UFRN. Técnico em Controle Ambiental pelo IFRN.

Miguel Eduardo Moreno Añez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Titular pelo Departamento de Administração da UFRN e Pós- Doutor em Administração Internacional pelo Centro Detudes em Administration Internacionale da Ècole Des Hautes Ètudes Commerciles (HEC), Universite de Montréal, (Canadá).

Josué Vitor de Medeiros Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor e Mestre em Administração pela UFRN. Professor de Administração da UFRN.

César Augusto Barreto da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Administração pela UFRN.

Downloads

Publicado

22.12.2015

Como Citar

BEZERRA, M. H. de M.; AÑEZ, M. E. M.; MEDEIROS JÚNIOR, J. V. de; SILVA, C. A. B. da. Contribuições da visão baseada em recursos com o processo estratégico tradicional em uma empresa de consultoria ambiental (Contributions of the resource based view with the traditional strategic process of an environmental consulting). Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 21, n. 2, 2015. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3457. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos