Análise de correspondência aplicada a preposições sobre a eficiência e eficácia do processo de compras públicas a partir da percepção de diferentes atores envolvidos (Public procurement in brazilian universities: analysis of correspondence on applied to prepositions efficiency and effectiveness from different players involved perception)

Autores

  • Isaac Gezer Silva de Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo

Resumo

O país busca aperfeiçoar suas compras com economia e efetividade para que suas aquisições atendam às demandas do Estado de maneira efetiva e haja adequada aplicação das verbas públicas. Perante esse contexto, o trabalho analisa, na percepção dos diferentes atores das compras públicas, a atuação, a eficiência e a qualidade dos processos licitatórios no âmbito de duas instituições federais de ensino. A pesquisa enveredou na exposição de manifestações legislativas, características do modelo burocrático e do modelo gerencialista para confrontá-las com as dimensões do conhecimento, eficiência e eficácia percebidas pelos atores sociais das instituições analisadas. Os dados foram obtidos a partir da observação direta em processos de licitação e por meio de questionários aplicados aos atores sociais envolvidos. Após a coleta dos dados, foi verificada a consistência interna, a partir do Alfa de Cronbach, para validação dos questionários. Então, tabularam se os dados a partir de análise estatística descritiva e análise de correspondência (ANACOR). Os resultados alcançados demonstram que os preceitos da teoria da burocracia são eivados nos processos de licitação das instituições, todavia, devem se buscar maneiras de aperfeiçoá-la e atenuar disfunções encontradas em seus trâmites e treinamento adequado a todos envolvidos no processo, além de aliar esse modelo com planejamento adequado e boas práticas de gestão, a fim de tornar não somente eficiente, mas também melhorar sua eficácia, à luz da nova gestão pública e dos preceitos de governança pública. DOI: 10.5020/2318-0722.2015.v21n1p131

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaac Gezer Silva de Oliveira, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre em Ciências Contábeis Servidor no Instituto Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

01.10.2015

Como Citar

SILVA DE OLIVEIRA, I. G. Análise de correspondência aplicada a preposições sobre a eficiência e eficácia do processo de compras públicas a partir da percepção de diferentes atores envolvidos (Public procurement in brazilian universities: analysis of correspondence on applied to prepositions efficiency and effectiveness from different players involved perception). Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 21, n. 1, 2015. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3636. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos