Avaliação multidimensional da exclusão social em áreas rurais (A multidimensional assessment of social exclusion in rural areas)

José Alex Nascimento Bento, Guillermo Gamarra Rojas, José de Jesus Sousa Lemos, Francisco Casimiro Filho, Jorge Luiz Schirmer Mattos

Resumo


O estudo teve como objetivo aferir os atuais indicadores de qualidade de vida dos agricultores de comunidades rurais selecionadas do município de Pentecoste, comparativamente ao que acontecia no município em 2010. Para tanto, utilizou dados primários, coletados de forma aleatória e com amostra cientificamente determinada. Os procedimentos metodológicos se concentram na utilização do Índice de Exclusão Social (IES), que tem três indicadores e três subindicadores. Os indicadores são: passivo de educação (percentual da população maior de 15 anos analfabeta), passivo de renda (percentagem da população que sobrevive em domicílios com renda total variando de zero a no máximo dois salários mínimos) e passivo ambiental. Os três subindicadores são: privação de água encanada, privação de saneamento e privação de coleta sistemática de lixo. Os indicadores e subindicadores foram agrupados por meio de ponderação previamente realizada. Os esultados mostram que as carências são generalizadas em todas as comunidades estudadas. Chamam atenção os elevados percentuais de analfabetos que ainda perduram em boa parte delas, assim como merece especial preocupação os atuais níveis de renda e acesso aos ativos ambientais importantes, como água encanada, saneamento e coleta de lixo. A pesquisa conclui que não houve evolução dos indicadores de exclusão social condensados no IES em 2014 (ano da pesquisa) com os que foram contabilizados em 2010.

DOI: 10.5020/2318-0722.2016.v22n1p306

Texto completo:

PDF XML


DOI: http://dx.doi.org/10.5020/10.5020/2318-0722.2016.v22n1p306

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia