Motivações de expositores brasileiros e estrangeiros em eventos internacionais (Motivations of brazilians and foreigners exhibitors in international fairs)

Erica Piros Kovacs, Brigitte Renata Bezerra Oliveira, Steven Paul Smrekar Albuquerque

Resumo


A atividade internacional que mais fortemente está associada ao aumento da competitividade exportadora da empresa é a participação assídua em feiras internacionais. Neste artigo, o objetivo é identificar as principais motivações que estimulam a participação de expositores brasileiros e estrangeiros em feiras internacionais. Os dados foram coletados durante a realização do Salão Internacional de Alimentação (SIAL), em Paris, e por e-mail. A amostra é composta por 67 empresas oriundas de nove países diferentes. Foram utilizadas técnicas estatísticas descritivas, análise fatorial e teste T de comparação de médias. Os resultados indicam que as principais motivações para a participação em feiras internacionais estão relacionadas à melhoria da imagem da empresa, estabelecimento de parcerias e venda de produtos. Na análise fatorial, as 29 motivações diferentes foram resumidas a cinco fatores, a saber: fortalecimento da imagem e relacionamento; busca de vantagem competitiva; motivação da equipe e análise da concorrência; busca de novos negócios e parcerias; e relacionamento com fornecedores. Verifica-se que os expositores brasileiros têm menos experiência do que os estrangeiros na participação em feiras e quantidade de viagens internacionais e que há diferenças entre algumas de suas motivações.

DOI: 10.5020/2318-0722.2015.v21n2p470

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5020/2318-0722.21.2.%25p

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia