Temas contemporâneos nas Instituições de Ensino Superior em Fortaleza:

Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte, Ari Holanda Júnior, Marcos Antônio Chaves Ricarte

Resumo


O estudo recente da administração apresenta uma característica singular: o surgimento de novas abordagens, mais conhecidas
como “Temas Contemporâneos de Administração”. Após o surgimento das Teorias Sistêmica e Contingencial, em meados dos
anos 60, os conceitos administrativos têm sido caracterizados não mais pela constituição de escolas formais com conceitos
uniformes, mas sim por temas vastos que procuram, de forma geral, melhorar a performance das empresas. Qualidade Total,
Reengenharia, Aprendizagem Organizacional e Responsabilidade Social são exemplos clássicos deste fenômeno. O presente
estudo, realizado em quatro cursos de Administração de Fortaleza, em março e abril de 2003, procurou identificar a correlação
existente entre o nível de conhecimento dos concludentes a respeito das novas abordagens em Administração e a freqüência
com que estes temas são abordados nos respectivos cursos. Para isso, fez-se, inicialmente, uma análise quantitativa das
grades curriculares de cada curso avaliado e suas respectivas ementas, para verificar possíveis abordagens contemporâneas
nas disciplinas ministradas. Posteriormente, realizou-se uma entrevista com os coordenadores dos cursos para levantar
informações necessárias a respeito da grade curricular. Por fim, fez-se uma pesquisa quantitativa com os concludentes dos
cursos. O estudo possibilitou constatar que existe uma forte relação entre a inclusão de Temas Contemporâneos na grade
curricular dos cursos de Administração e o nível de conhecimento dos concludentes com relação aos respectivos temas, uma vez que cursos que apresentaram maior porcentagem de disciplinas que abordam os Temas apresentaram melhores resultados com relação aos concludentes.

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DOI: https://doi.org/10.5020/2318-0722.13.3.%25p

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Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

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