Turismo voluntário e o bem-estar do consumidor na pesquisa transformativa do consumo (Volunteer tourism and consumer well-being in transformative consumer research)

Thiago Gomes de Almeida, Letícia Moreira Casotti

Resumo


A pesquisa transformativa do consumo é uma vertente de estudos preocupada em contribuir para o bem-estar do consumidor, tendo em vista o impacto gerado pelas práticas de mercado. Ao mesmo tempo, foi possível localizar um referencial também recente sobre turismo voluntário, que envolve lazer e trabalho em prol de auxiliar comunidades em situação de fragilidade, e tem mobilizado esforços de estudos acadêmicos e de indivíduos engajados em questões relacionadas à redução da pobreza e da desigualdade social. Este artigo tem como objetivo analisar o fenômeno do turismo voluntário pelas lentes da abordagem transformativa, destacando como esta abordagem pode contribuir para o desenvolvimento da pesquisa sobre o tema, e como o fenômeno do turismo voluntário pode oferecer oportunidades de teorização para a pesquisa transformativa. Foram identificadas e articuladas três oportunidades de construção de teorias: teorização em nível metodológico, multicultural e em serviços transformativos. Nas considerações finais, são apresentados caminhos futuros de pesquisa no contexto brasileiro.

DOI: 10.5020/2318-0722.2015.v21n2p531

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia