Curtiu, comentou, comprou. A mídia social digital Instagram e o consumo (Likes, commented on, purchased. Social media digital instagram and consumption)

Autores

  • Fernanda Bôto Paz Aragão UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Fabíola Gomes Farias UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Márcio de Oliveira Mota UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Ana Augusta Ferreira Freitas UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2016.v22n1p130

Resumo

A presença crescente das mídias sociais na internet traz à tona um volume cada vez maior de relacionamentos, ideias e opiniões, bem como o consumo de produtos e serviços que nelas são ofertados. A interação social proporcionada por esse cenário faz com que empresas exponham suas marcas na intenção de aumentar as vendas e, mais que isso, relacionem-se com seu público no ambiente virtual. Este estudo, primeiro, objetiva investigar a interação entre curtir, comentar e o ato de comprar no Instagram; segundo, classificar a mídia social Instagram no modelo honeycomb; e, finalmente, busca analisar a literatura das mídias sociais relacionadas ao consumo. Uma pesquisa on-line foi realizada com 206 usuários, que informaram sobre seus hábitos de uso do Instagram. Os dados coletados foram submetidos a testes estatísticos por meio da técnica de modelagem de equações estruturais, no intuito de avaliar a relação existente entre as variáveis “curtir”, “comentar” e “comprar”. Além disso, foi feita análise de mediação, visando compreender a relação da variável “comentar” como mediadora das variáveis “curtir” e “comprar”. Por meio do estudo, concluiu-se que elas podem ser consideradas indicadores de desempenho no Instagram relacionados à venda de produtos e serviços. DOI: 10.5020/2318-0722.2016.v22n1p130

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Publicado

28.03.2016

Como Citar

Aragão, F. B. P., Farias, F. G., Mota, M. de O., & Freitas, A. A. F. (2016). Curtiu, comentou, comprou. A mídia social digital Instagram e o consumo (Likes, commented on, purchased. Social media digital instagram and consumption). Revista Ciências Administrativas, 22(1), 130. https://doi.org/10.5020/2318-0722.2016.v22n1p130

Edição

Seção

Artigos