O efeito da qualidade dos serviços turísticos e da imagem na satisfação do

Heber José Teófilo de Moura, Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gome, Heber José de Moura

Resumo


A literatura mercadológica, tradicionalmente, tem focado nos atributos funcionais e concretos, quando da avaliação da
qualidade dos produtos e serviços, não atribuindo a devida importância aos aspectos simbólicos representados através da
imagem. Estudos apontam a influência da imagem na tomada de decisão do consumidor no turismo. Nesse sentido, o trabalho
investiga a influência da qualidade do serviço e da imagem sobre a satisfação do turista na Área de Proteção Ambiental (APA) de Canoa Quebrada, procurando quantificar a parcela associada à imagem do local, quando comparada a atributos funcionais relacionados, especificamente, com a praia, atendimento dos restaurantes, hotéis etc. Para o presente trabalho, foram realizadas, inicialmente, pesquisas qualitativas, de caráter exploratório, utilizando a técnica da entrevista em profundidade, com o intuito de identificar os atributos da satisfação e da imagem a serem avaliados na pesquisa de campo. Na segunda etapa do estudo, realizou-se uma pesquisa quantitativa e de caráter descritivo, junto aos visitantes da APA de Canoa Quebrada. A partir da investigação realizada, concluiu-se que o atributo “imagem” tem uma influência significativa sobre a satisfação do visitante, quando comparada com os atributos funcionais da pesquisa. Ademais, mostraram-se também as diferenças de impressões entre homens e mulheres, o que parece ser relevante como contribuição às estratégias de promoção, preservação e, enfim, de um maior conhecimento das percepções sobre aquela Área de Proteção Ambiental.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5020/2318-0722.13.3.%25p

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia