Eficiência técnica e produtividade total dos fatores da agricultura dos países da América do Sul: uma análise dos países membros e não membros do Mercosul (Technical efficiency and total factor productivity of agriculture of South American countries: an analysis of the member states and non members of Mercosur)

Gabriel Alves de Sampaio Morais, Edward Martins Costa, Jair Andrade Araujo, Francisco José Silva Tabosa, Rayssa Alexandre Costa

Resumo


Este trabalho analisa a Produtividade Total dos Fatores (FTP) e a evolução da eficiência técnica dos produtos agrícolas para os países da América do Sul no período entre 1991 e 2010, coincidindo, assim, com a formação do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul). Faz-se também uma comparação do desempenho dos países do MERCOSUL com o restante dos países sul-americanos. Para isso, estimou-se uma Fronteira de Produção Estocástica e, em seguida, calculou-se o Índice de Malmquist, que capta a decomposição da produtividade total dos fatores. Os resultados mostraram que a formação da área de livre comércio não foi suficiente para que esse grupo de países obtivesse maior desempenho em relação aos países não-membros do MERCOSUL. Destaca-se, ainda, que o Brasil foi o único país a obter ganhos de produtividade (7,13%).

Palavras-chave: Produtividade Total dos Fatores. MERCOSUL. Índice de Malmquist.

Texto completo:

PDF XML


DOI: http://dx.doi.org/10.5020/2318-0722.22.2.396-422

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia