O sentido do consumo para membros das gerações X, Y e Z (The meaning of consumption for members of generations X, Y and Z)

Autores

  • Gustavo Tomaz de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Centro Universitário UNA
  • Cristiana Trindade Ituassu Doutora em Administração pela FGV/SP. Professora do programa de Mestrado em Administração Centro Universitário UNA.
  • Luiz Rodrigo Cunha Moura Doutor em Administração pela UFMG. Professor do programa de Mestrado em Administração Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.22.2.605-636

Resumo

Este trabalho objetiva identificar o sentido do consumo, entendido como eixo central da sociedade. Para tanto, optou-se por focar os grupos geracionais X, Y e Z. Como método de coleta de dados, adotaram-se entrevistas individuais realizadas com três sujeitos de cada geração, além de técnicas projetivas. Entre os resultados, a pesquisa destaca o papel do status, legitimando a competição e cristalizando, ainda, os termos disputa e ambição, concebendo-lhes também como inevitáveis para a progressão social ou individual. Entendê-lo como uma instituição implica acreditar que, na contemporaneidade, seu sentido foi reificado e suas implicações para a sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Tomaz de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Centro Universitário UNA

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e Mestre em Administração pelo Centro Universitário UNA

Cristiana Trindade Ituassu, Doutora em Administração pela FGV/SP. Professora do programa de Mestrado em Administração Centro Universitário UNA.

Doutora em Administração pela FGV/SP. Professora do programa de Mestrado em Administração Centro Universitário UNA

Luiz Rodrigo Cunha Moura, Doutor em Administração pela UFMG. Professor do programa de Mestrado em Administração Centro Universitário UNA

Doutor em Administração pela UFMG. Professor do programa de Mestrado em Administração Centro Universitário UNA

Downloads

Publicado

20.07.2016

Como Citar

DE ALMEIDA, G. T.; ITUASSU, C. T.; CUNHA MOURA, L. R. O sentido do consumo para membros das gerações X, Y e Z (The meaning of consumption for members of generations X, Y and Z). Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 605–636, 2016. DOI: 10.5020/2318-0722.22.2.605-636. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4312. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos