Análise de diferenças de desempenho entre empresas participantes e não participantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBOVESPA

Autores

  • LIVIA ARRUDA CASTRO FANOR - FACULDADES NORDESTE

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.23.1.128-155

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal avaliar o desempenho financeiro de empresas participantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa, que reconhecidamente incorporam princípios de sustentabilidade em comparação às empresas não participantes, exceto instituições financeiras. Assim, reuniram-se 28 empresas participantes e 28 empresas não participantes do ISE, para as quais foram coletadas nas Demonstrações Financeiras Padronizadas, na data base 31 de dezembro de 2013, dados financeiros para o cálculo dos índices de estrutura de capital, gestão do capital de giro, liquidez, rentabilidade sobre o investimento, margem de lucratividade e valor de mercado. Foram realizados testes estatísticos de diferenças de médias de Wilcoxon, com nível de confiança 95%, que avalia se existem diferenças significantes entre os indicadores financeiros das empresas participantes do ISE em relação àquelas não participantes. Como regra geral, os testes revelaram não haver diferenças significantes entre os dois grupos. No entanto, quando a análise é realizada por setor econômico, revela diferenças significantes no setor econômico Materiais Básicos, no índice Margem EBITDA, no setor econômico Utilidade Pública, no índice Cobertura das Despesas Financeiras, quando as empresas participantes do ISE revelaram desempenho significantemente superior às empresas não participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LIVIA ARRUDA CASTRO, FANOR - FACULDADES NORDESTE

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (2012) e em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2008). É Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (2011) e estudante de MBA na Keller School of Management (EUA). Atualmente é Professora e Coordenadora Acadêmica de Ciências Contábeis da Faculdade Nordeste - Fanor. É avaliadora ad hoc da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) desde 2013. É membro da American Accounting Association (AAA). Foi professora de Ciências Contábeis da Faculdade Sete de Setembro e professora substituta da Universidade Estadual do Ceará. Atuou como Auditora Independente nas empresas Big Four Deloitte Touche Tomatsu e Ernst & Young. Atuou na Controladoria da empresa Três Corações.

Downloads

Publicado

23.12.2016

Como Citar

CASTRO, L. A. Análise de diferenças de desempenho entre empresas participantes e não participantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBOVESPA. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 128–155, 2016. DOI: 10.5020/2318-0722.23.1.128-155. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4334. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos