Uma aplicação do Z-Score (An application of the Z-Score)

Bruno José Machado de Almeida, Pedro Miguel Torres Carvalho, José Joaquim Marques de Almeida

Resumo


O propósito deste estudo é aplicar a metodologia do Z-score a uma empresa do setor metalúrgico português que opera em um ambiente generalizado de crise estrutural, o que acabou por repercutir no setor e na organização. Coligimos as demonstrações financeiras da empresa, desde 2008 até 2012, tendo coletado os dados indispensáveis à aplicação do modelo. Em simultâneo, procedemos à análise da estratégia da empresa refletida nos planos e programas previsionais de 2012 a 2015. Obtidos e analisados os indicadores do Z-score relacionados com a história da empresa, imediatamente constatamos a sua profunda degradação. No entanto, a administração da unidade, apoiada em uma estratégia de diversificação e redução de custos, sempre julgou favoravelmente a continuidade da empresa. A estratégia de turnaround encetada e apoiada em informação financeira prospectiva, baseada em pressupostos credíveis, evidencia que os indicadores do Z-score recuperavam à medida que a linha estratégica formulada ia sendo implementada. A conclusão obtida aponta para a importância da estratégia no going concern, situação que é evidenciada na quantificação proporcionada pelo modelo.

DOI: 10.5020/2318-0722.2016.v22n1p11

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DOI: http://dx.doi.org/10.5020/2318-0722.2016.v22n1p11

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Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

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