Uma aplicação do Z-Score (An application of the Z-Score)

Autores

  • Bruno José Machado de Almeida Escola de Negócios de Coimbra (Coimbra Business School)
  • Pedro Miguel Torres Carvalho
  • José Joaquim Marques de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2016.v22n1p11

Resumo

O propósito deste estudo é aplicar a metodologia do Z-score a uma empresa do setor metalúrgico português que opera em um ambiente generalizado de crise estrutural, o que acabou por repercutir no setor e na organização. Coligimos as demonstrações financeiras da empresa, desde 2008 até 2012, tendo coletado os dados indispensáveis à aplicação do modelo. Em simultâneo, procedemos à análise da estratégia da empresa refletida nos planos e programas previsionais de 2012 a 2015. Obtidos e analisados os indicadores do Z-score relacionados com a história da empresa, imediatamente constatamos a sua profunda degradação. No entanto, a administração da unidade, apoiada em uma estratégia de diversificação e redução de custos, sempre julgou favoravelmente a continuidade da empresa. A estratégia de turnaround encetada e apoiada em informação financeira prospectiva, baseada em pressupostos credíveis, evidencia que os indicadores do Z-score recuperavam à medida que a linha estratégica formulada ia sendo implementada. A conclusão obtida aponta para a importância da estratégia no going concern, situação que é evidenciada na quantificação proporcionada pelo modelo. DOI: 10.5020/2318-0722.2016.v22n1p11

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno José Machado de Almeida, Escola de Negócios de Coimbra (Coimbra Business School)

Doutorado em Ciências Económicas Empresariais na área de Contabilidade e Auditoria pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha), Mestre em Contabilidade e Auditoria pela Universidade Aberta (Portugal), Licenciado em Contabilidade e Auditoria pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (Portugal), Professor Coordenador da Escola de Negócios de Coimbra (Coimbra Business School)

Pedro Miguel Torres Carvalho

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal), MBA em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (Portugal)

José Joaquim Marques de Almeida

Doutorado em Ciências Económicas Empresariais na área de Contabilidade e Auditoria pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha), Professor Catedrático da Universidade Lusíada (Portugal)

Downloads

Publicado

28.03.2016

Como Citar

ALMEIDA, B. J. M. de; CARVALHO, P. M. T.; ALMEIDA, J. J. M. de. Uma aplicação do Z-Score (An application of the Z-Score). Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 11, 2016. DOI: 10.5020/2318-0722.2016.v22n1p11. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4439. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos