Editorial

Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte, Oderlene Vieira de Oliveira

Resumo


Esta segunda edição de 2015 apresenta 12 artigos, sendo todos de autores externos à Universidade de Fortaleza.

Quanto à epistemologia, 11 são estudos positivistas e um estudo crítico.
Quanto ao escopo geográfico nove tratam de organizações brasileiras e três de organizações internacionais. Quanto ao setor, oito estudos referem-se ao setor privado, três aos setores públicos e privados e um estudo refere-se exclusivamente ao setor público. Quanto ao campo de estudo, nove trabalhos referem-se à administração, um de contabilidade, um de turismo e um de economia. Quanto ao objeto empírico dois estudos são de instituições de ensino, dois de varejo, dois de exportação e investimento direto, e os demais representam um estudo cada (governo estadual, indústria alimentícia, setor turístico, consultoria e um geral). Quanto às áreas temáticas, dois são de organizações e recursos humanos, dois de estratégia, dois de negócios internacionais, e os demais com um trabalho cada (estudo socioambiental, gestão do turismo, empreendedorismo, marketing, gestão tributária e economia pública). Quanto ao tipo de pesquisa seis são estudos teórico-empíricos de campo, três são estudos de caso e três são ensaios. Quanto à natureza da pesquisa seis são estudos qualitativos e seis são quantitativos. Quanto à língua todos os 12 trabalhos são em português e finalmente quanto à origem das instituições de ensino superior, todos os trabalhos são de IES nacionais. Quanto à formatação nove são artigos em ABNT e três em APA.

Em suma os trabalhos aqui apresentados são em sua maioria positivistas, de organizações brasileiras, pertencentes ao setor privado, do campo da administração, com objetos empíricos e áreas temáticas variadas, teórico-empíricos com estudos de campo, com uso de métodos qualitativos e quantitativos, escritos em português e pertencentes a pesquisadores de instituições de ensino brasileira.

Um destaque foi para o balanceamento de estudos qualitativos e quantitativos e o crescimento de artigos escrito na formatação APA.

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Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

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