Satisfação dos Usuários de Serviços Públicos Municipais: Construção e Validação de um Instrumento

Autores

  • Ronie Trevisan Universidade Federal de Santa
  • Mauri Leodir Löbler Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Monize Sâmara Visentini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Debora Bobsin Universidade Federal do Rio Grande do

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.15.1.%25p

Resumo

Baseado na premissa de que o Estado é organizado com a finalidade de promover a prosperidade pública, o presente estudo visa validar um instrumento para mensurar o nível de satisfação dos cidadãos com os serviços públicos prestados pelas prefeituras municipais. A pesquisa foi direcionada aos municípios de até 20.000 habitantes, visto que esses representam mais de 70% dos municípios brasileiros. A partir do estudo de Conzatti (2003), foi desenvolvido um nstrumento composto por 51 variáveis, divididas em 6 grandes áreas: educação, obras e serviços públicos, assistência social, agricultura e imagem do governo. A pesquisa foi aplicada em um município da região central do estado do Rio Grande do Sul e teve uma amostra de 250 casos. A consistência interna do instrumento, medida pelo alfa de Cronbach, foi acima de 0,96. A amostra foi considerada adequada através dos testes KMO e de esfericidade de Barlett. Além disso, as análises de confiabilidade e de validade permitiram observar a padronização

Biografia do Autor

Ronie Trevisan, Universidade Federal de Santa

Pós-graduando Graduando em Controle da Gestão Pública – Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Mauri Leodir Löbler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Monize Sâmara Visentini, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria e Professora da Faculdade Palotina – FAPAS.

Debora Bobsin, Universidade Federal do Rio Grande do

Debora Bobsin é doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora da Universidade Federal do Pampa. (UNIPAMPA). Endereço: Rua Clemente Pinto, 80 – CEP: 97110-190 - Santa Maria, RS.

Downloads

Como Citar

Trevisan, R., Löbler, M. L., Visentini, M. S., & Bobsin, D. (2010). Satisfação dos Usuários de Serviços Públicos Municipais: Construção e Validação de um Instrumento. Revista Ciências Administrativas, 15(1). https://doi.org/10.5020/2318-0722.15.1.%p

Edição

Seção

Artigos