Fatores de clima organizacional relevantes para a criatividade: estudo de caso em empresas brasileiras

Autores

  • Julio Cesar Volpp Sierra Uninove
  • Marcello Marchiano Uninove
  • Carlos Roberto Banzato Uninove
  • Roque Rabechini Junior Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.23.1.217-244

Resumo

Este artigo, classificado como empírico e descritivo, tem como objetivo principal identificar quais fatores de clima organizacional são relevantes para o surgimento e desenvolvimento da criatividade nas organizações brasileiras, e também validar os construtos que compõem o fenômeno clima organizacional, amparado na teoria de Ekvall (1996), e criatividade, de acordo com Amabile (1997). Para tanto, foi utilizado questionário simplificado elaborado por Moultrie e Young (2009), composto de 27 questões, submetido a 112 respondentes de empresas brasileiras no setor industrial e de prestação de serviços. Da análise estatística, via SmartPLS 2.0, identificou-se relação positiva entre fatores de clima organizacional e criatividade. Os constructos práticas de gestão, recursos e motivação organizacional, de Amabile, e ainda atitude no trabalho, de Ekvall, foram validados como elementos explicativos de criatividade.

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Publicado

23.12.2016

Como Citar

VOLPP SIERRA, J. C.; MARCHIANO, M.; BANZATO, C. R.; RABECHINI JUNIOR, R. Fatores de clima organizacional relevantes para a criatividade: estudo de caso em empresas brasileiras. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 217–244, 2016. DOI: 10.5020/2318-0722.23.1.217-244. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/5328. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos