Social Sustainability in Supply Chain Management

Autores

  • Dafne Oliveira Carlos de Morais Fundação Getúlio Vargas - FGV/EAESP
  • José Carlos Barbieri Fundação Getúlio Vargas - FGV/EAESP

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2018.6614

Resumo

Considering the historical predominance of environmental issues within the context of sustainability, social issues are under-represented. This also applies for Sustainable Supply Chain Management. The research field still advances disproportionately on environmental and economic dimensions, front of the social dimension. This study aims to analyze how focal firms adopts and extends social sustainability and into its supply chain. To guide this understanding, the study is based on the concepts of social issues and governance mechanisms and presents the elements discussed in the area literature. A framework for social sustainability adoption and management into supply chains is presented, considering three guiding theories: Stakeholder Theory, Behavioral Theory and Contingency Theory.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dafne Oliveira Carlos de Morais, Fundação Getúlio Vargas - FGV/EAESP

Doutoranda em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará. Pesquisadora do Departamento de Administração da Produção e Operações Industriais da FGV-EAESP em Gestão Socioambiental e do GVpesquisa – Departamento de Pesquisa da FGV-EAESP em Impacto Social do Conhecimento.

José Carlos Barbieri, Fundação Getúlio Vargas - FGV/EAESP

Mestre e doutor em Administração pela FGV/EAESP. Foi professor em renomadas instituições de ensino superior como a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e a PUC de São Paulo. Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) desenvolveu atividades nas áreas de Sistemas de Informações, Propriedade Industrial e Transferência de Tecnologia. Membro de diversas comissões técnicas da ABNT e do Inmetro relacionadas com gestão ambiental, responsabilidade social e gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Membro de comitês editoriais de diversas revistas científicas e de comitês organizacionais de congressos científicos nacionais e internacionais. Um dos fundadores do Centro de Estudo de Gestão Empresarial e Meio Ambiente da EAESP/FGV (CEAMA) e seu coordenador até o encerramento das suas atividades em 2010. Membro do Fórum de Inovação da FGV/EAESP que tem como foco de estudo e pesquisa a organização inovadora e a inovação sustentável. Professor do Departamento de Administração da Produção e Operações da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP-POI) desde 1992. Atua no programa de pós-graduação stricto sensu da EAESP na linha de pesquisa em Gestão de Operações e Sustentabilidade. Desenvolve pesquisas nas áreas de gestão ambiental e da inovação, participando como pesquisador e coordenador de diversos projetos de pesquisas sobre estas temáticas. Líder de Grupo de pesquisa em Gestão Ambiental Empresarial do CNPq. Pesquisador CNPq. Orientou cerca de 50 teses e dissertações. Autor e coautor de livros, capítulos de livros e artigos publicados no Brasil e em diversos países sobre desenvolvimento sustentável, gestão ambiental e gestão da inovação. Palestrante, conferencista e consultor de empresas.

Downloads

Publicado

11.04.2019

Como Citar

MORAIS, D. O. C. de; BARBIERI, J. C. Social Sustainability in Supply Chain Management. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 24, n. 3, 2019. DOI: 10.5020/2318-0722.2018.6614. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/6614. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos