Integrando e ampliando a base teórica da criação de valor por empresas geograficamente concentradas

Autores

  • Vinicius Farias Moreira UFCG
  • Walter Fernando Araújo de Moraes UFPE
  • Yákara Vasconcelos Pereira UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2019.7840

Resumo

Esse ensaio teórico visa compreender as fontes de criação de valor por parte das empresas geograficamente concentradas. Seis grupos de recursos do cluster foram identificados, quais sejam: de Produção; de Demanda; de Oferta e Indústrias de Apoio; de Relacionamento no Nível Horizontal; de Relacionamento com as Instituições Locais; e, Global Pipelines. Os cinco primeiros representam as múltiplas interações e fluxos de conhecimentos locais entre as empresas e a atmosfera do cluster (local buzz) e o sexto elemento (global pipelines) representa o reconhecimento dos vínculos externos de relacionamentos, sinalizando que os clusters não são autossuficientes em termos de criação do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06.08.2019

Como Citar

MOREIRA, V. F.; MORAES, W. F. A. de; PEREIRA, Y. V. Integrando e ampliando a base teórica da criação de valor por empresas geograficamente concentradas. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 25, n. 1, 2019. DOI: 10.5020/2318-0722.2019.7840. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7840. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos