Análise de dez anos da produção acadêmica divulgada nos estudos científicos publicados no congresso ANPCONT

Autores

  • Henrique César Melo Ribeiro Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Reis Velloso, Parnaíba-PI.
  • Geovanna Karinna Magalhães Ribeiro Faculdade Maurício de Nassau (Parnaíba-PI)

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2019.7945

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o perfil, as características e o comportamento da produção científica divulgada nos estudos publicados no Congresso Anpcont de 2007 a 2016. Metodologicamente, foram utilizadas as técnicas de análise bibliométrica e de rede social em 847 artigos publicados. Os principais resultados foram: Beuren, Frezatti, Teixeira, Espejo, Macedo, Rodrigues, Miranda, Cornachione Junior, Almeida e Sarlo Neto são os autores que se destacaram neste estudo e que ficaram evidentes na proficuidade das publicações e nas centralidades de grau e de intermediação. No que se refere as instituições, versam-se: USP, UFMG, UFPB e a FURB, que ficaram em realce tanto na produção de artigos, como também na degree e na betweeness. Em relação aos temas, ficaram em evidência: governança corporativa, gestão de custos, disclosure, contabilidade gerencial, investimento, processo orçamentário, gerenciamento de resultados, informação contábil, contabilidade internacional e gestão pública. Conclui-se, de maneira geral, o perfil, as características e o comportamento da produção científica evidenciada nos trabalhos publicados no Congresso Anpcont de 2007 a 2016. Tal fato contribui para melhor entender o conhecimento científico, influenciando em sua compreensão, e impactando posteriormente em seu avanço na área do saber das Ciências Contábeis, criando valor acadêmico na literatura científica no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique César Melo Ribeiro, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Reis Velloso, Parnaíba-PI.

Pos doutorando em Administração pela Unifor, Doutor em Administração pela Uninove, Mestre em Administração pela Unifor, Graduado em Contabilidade pela UFPI. Professor Adjunto da UFPI, Campus Ministro Reis Velloso, Parnaíba-PI.

Downloads

Publicado

06.08.2019

Como Citar

RIBEIRO, H. C. M.; RIBEIRO, G. K. M. Análise de dez anos da produção acadêmica divulgada nos estudos científicos publicados no congresso ANPCONT. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 25, n. 1, 2019. DOI: 10.5020/2318-0722.2019.7945. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7945. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos