A Gestão dos Programas Públicos de Economia Criativa no estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Cynthia Adrielle da Silva Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Marina Teixeira Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Janaina Machado Simões Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2019.7953

Resumo

A partir da implementação do Plano Nacional de Cultura e do Sistema Nacional de Cultura, as políticas culturais ganharam maior amplitude no Brasil. Posteriormente, com a criação da Secretaria de Economia Criativa pelo Ministério da Cultura, a dimensão econômica da cultura passou a ter destaque também nas esferas estaduais e municipais, por meio da implementação de programas e projetos. Assim, o objetivo deste artigo foi analisar como ocorre a gestão dos programas Rio Criativo e Territórios Culturais/Favela Criativa no estado do Rio de Janeiro. Para isso, uma pesquisa qualitativa foi realizada, com etapas de campo e documental. Os dados foram coletados entre 2013 e 2017, e tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados do estudo indicam que os programas apesar de terem objetivos diferentes, possuem formas de gestão semelhantes. Nesse sentido, um apontamento a partir do presente artigo é que, as políticas públicas culturais direcionadas ao campo da economia criativa apresentam características que tornam complexa sua operacionalização e gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cynthia Adrielle da Silva Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bacharela em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Marina Teixeira Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração

Janaina Machado Simões, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professora Doutora do Departamento de Administração e Turismo do Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu e do Programa de Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Downloads

Publicado

23.10.2019

Como Citar

SANTOS, C. A. da S.; GONÇALVES, M. T.; SIMÕES, J. M. A Gestão dos Programas Públicos de Economia Criativa no estado do Rio de Janeiro. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 25, n. 2, 2019. DOI: 10.5020/2318-0722.2019.7953. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7953. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos