PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO À ESTRATÉGIA DE PRODUCT PLACEMENT EM SÉRIES DE TV: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASILEIROS E AMERICANOS

Greici Galiotto, Fernanda Lazzari, Tatiana Piccin, Luciene Eberle

Resumo


O uso do product placement em séries de TV tem crescido substancialmente nos últimos anos e, por isso, existe a necessidade de entender melhor como o público percebe o uso desta estratégia de marketing. Frente a isso, este trabalho objetiva analisar a percepção que brasileiros e americanos têm em relação ao uso de product placement em séries de TV. Para o desenvolvimento do estudo, realizou-se uma pesquisa quantitativa com brasileiros e americanos, aplicada, principalmente, através de redes sociais. Além de questões de perfil do consumidor, investigaram-se os seguintes construtos: percepção geral do uso de product placement em séries de TV; aceitação do seu uso; atitudes para com o seu uso; interesse e a intenção de compra que o product placement desperta. Verificou-se que brasileiros e americanos têm boa aceitação do uso da estratégia. Americanos apresentam atitudes mais favoráveis ao uso de product placement, enquanto brasileiros têm uma percepção geral mais positiva e também apresentam maior interesse na marca e maior intenção de compra despertada através do uso de placements.

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Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

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