Inovações Gerenciais em Evidência: Uma Análise baseada na Percepção de Gestores

Alexandre Borba Salvador, Carolina Magalhães Costa Cavalcanti, João Paulo Bittencourt, Vitor Koki da Costa Nogami

Resumo


O objetivo geral deste artigo é analisar a percepção dos gestores sobre o fenômeno da inovação gerencial em uma empresa cimenteira no Brasil. Utilizou-se o modelo de sistemas abertos de Quinn (2003), cujas competências gerenciais estão relacionadas a concepções de poder, negociação, novas ideias, mudança organizacional e criatividade. Esta pesquisa qualitativa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, orientadas por tiras de papeis, que contribuíram para promover dinamicidade durante a coleta de dados. A análise foi feita por meio da análise de conteúdo e a codificação das informações foi realizada pelo software de pesquisa qualitativa ATLAS.ti 7. A partir da análise, percebeu-se que a apresentação e o compartilhamento de novas ideias são considerados por eles como principais elementos relacionados ao fenômeno da inovação gerencial. Além disso, os gestores perceberam que a estrutura organizacional proporciona condições para um desempenho gerencial inovador, contribuindo para o processo de implementação de inovações gerenciais.

Palavras-chave


inovações gerenciais; competências gerenciais; gestão organizacional.

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DOI: https://doi.org/10.5020/2318-0722.2021.27.1.10679

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