Diferentes Tipos de Reprodução Musical e sua Influência sobre o Tempo de Permanência dos Clientes em Restaurantes

Daniel Max de Sousa Oliveira, Elton Belz, Sylvio Ribeiro de Oliveira Santos

Resumo


Este estudo buscou ampliar o entendimento sobre a utilização da música em ambientes de consumo ao analisar o efeito de dois diferentes tipos de reprodução musical (ao vivo e mecanizada) sobre o tempo de permanência dos clientes em restaurantes. Por meio de um quase experimento foi observado que os clientes expostos à música ao vivo permaneciam por mais tempo no restaurante do que aqueles expostos à música mecanizada. Resultados adicionais ainda demonstraram que, na condição de música mecanizada, outros elementos do ambiente de consumo, como a quantidade de pessoas por mesa, desempenharam um efeito mais significativo sobre o tempo de permanência dos clientes no restaurante do que na condição de música ao vivo. Esses resultados oferecem uma contribuição aos estudos que analisam a manipulação da música em ambientes de consumo e seu efeito sobre o comportamento dos clientes.

Palavras-chave


música ao vivo; música mecanizada; tempo de permanência.

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DOI: https://doi.org/10.5020/2318-0722.2021.27.1.10818

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Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

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