Antecedentes da Intenção de Compra em sites de Reservas de Hotéis e Pousadas

Cristiane Antonietto Portugal, Emerson Wagner Mainardes, Roberta Fundao Correia de Freitas, Claudio Marcio de Almeida

Resumo


Considerando que os hotéis necessitam explorar o seu potencial de vendas para sobreviverem e prosperarem, com o advento da internet, os sites de reservas se apresentam como uma alternativa viável para explorar tal potencial. Assim, este estudo objetivou avaliar os antecedentes da intenção de compra nesse segmento. Propôs-se uma nova abordagem de construtos já existentes na literatura: design, qualidade do site de reserva de hotel/pousada, risco, segurança na compra on-line, e os sentimentos em relação aos anúncios do site. Uma pesquisa com 422 consumidores de sites de reservas foi aplicada e os resultados sugerem que a intenção de compra é influenciada negativamente pelo risco e positivamente pela segurança e sentimento com relação aos anúncios. A segurança e o sentimento em relação aos anúncios são afetados positivamente pelo design e a qualidade percebida. Além disso, design e qualidade percebida podem minimizar a percepção de risco de comprar em sites de reservas de hotéis/pousadas.

Palavras-chave


Sites de reservas de hotéis e pousadas, Intenção de compras, Setor hoteleiro.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5020/2318-0722.2020.26.1.8732

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