Sobre a Revista

Breve Histórico

Desde seu lançamento em 1989, a "Revista de Ciências Administrativas" (RCA) estabeleceu-se como um canal essencial para a disseminação de pesquisas na área de Administração. Inicialmente lançada com periodicidade anual e vinculada ao então Centro de Ciências Administrativas da Universidade de Fortaleza, a RCA evoluiu significativamente ao longo dos anos. Com a integração ao Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas e sob a égide da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, a revista expandiu sua frequência para semestral em 2007 e para quadrimestral em 2012. A RCA é membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), reforçando seu compromisso com a excelência e a integridade na publicação científica.

*e-ISSN 2318-0722.

Foco e Escopo

Missão: A RCA tem como missão levar aos seus leitores conhecimento novo e relevante sobre as Ciências Administrativas, por meio de divulgação de artigos resultantes de pesquisa científica inédita, compromissadas com a sociedade, com o desenvolvimento socioambiental, científico e cultural. Os temas de interesse da revista são amplos e variados e abrangem, principalmente, as áreas de Estratégia e Competitividade, Operações e Mercado e Organizações e Sociedade.

Escopo e Foco: A RCA aceita para publicação artigos teóricos, teórico-empíricos, resenhas e casos de ensino relacionados à Administração. Encorajamos a submissão de trabalhos que apresentem diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, desde que contribuam significativamente para o avanço da área. São bem-vindos artigos que empreguem modelos e ferramentas gerenciais aplicadas em organizações, abordando questões contemporâneas de relevância nacional ou internacional que fomentem o debate acadêmico e influenciem a formulação de políticas.

Público-alvo: Pesquisadores da área de administração, em paralelo, gerentes de organizaçôes públicas, privadas e do terceiro setor, interessados no diálogo e na inovação das ciências administrativas.

Requisitos: Artigos, Resenhas e Casos para Ensino enviados à RCA devem ser inéditos. Os trabalhos publicados em anais de congressos podem ser considerados pelo Conselho Editorial. Os artigos e documentos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol.

Processo de Avaliação pelos Pares

Cada artigo recebido à RCA e passa inicialmente pelo processo de desk review da editoria, que examina: se o trabalho atende às normas da revista, se o tema está inserido nos temas de interesse da revista, se o texto contribui para a inovação do conhecimento na área de Administração.

Posteriormente, o artigo é encaminhado a avaliadores especialistas na temática ou no método adotados, em conformidade com o processo de revisão às cegas (blind-review).

Os avaliadores indicam o parecer sobre o trabalho, que pode recomendar aprovação, aprovação com ressalvas ou reprovação. É esperado que os avaliadores contribuam com o aprimoramento da versão original, fornecendo comentários, sugestões e recomendações de referências bibliográficas. Em seguida, os autores têm a oportunidade de reformular o artigo conforme o parecer recebido e submeter a versão atualizada do texto para nova rodada de revisões, que podem culminar na aprovação do texto para publicação definitiva.

Antes da publicação o artigo é revisado nos quesitos formatação (APA) e gramática.

Periodicidade

Em linha com as práticas das mais renomadas publicações científicas nacionais e internacionais, a Revista de Ciências Administrativas - RCA adotou, a partir do ano de 2022, o modelo de publicação em fluxo contínuo. Esse método permite a publicação contínua de artigos aprovados, acelerando a disseminação do conhecimento científico e garantindo que as contribuições mais recentes estejam disponíveis para a comunidade acadêmica sem a necessidade de esperar pela composição de uma edição completa.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Todo o conteúdo da RCA está registrado sob uma licença Creative Commons (BY 4.0) que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim) seu conteúdo, desde que seja citado que foi originalmente publicado na Revista de Ciências Administrativas.

A RCA não cobra taxas para submissão, processamento e publicação de manuscritos.

Indexadores

  1. DOAJ (Directory of Open Access Journals);
  2. LATINDEX (Sistema de Indexação de Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal);
  3. REDALYC (Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal);
  4. REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico);
  5. SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library).

Bases de dados

  1. EBSCO (Base de Dados de Tecnologia da informação e comunicação);
  2. GOOGLE SCHOLAR (Plataforma de Pesquisa).

Diretórios

  1. DIADORIM (Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras);
  2. IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia);
  3. SUMÁRIOS.ORG (Sumários de Revistas Brasileiras).

Outros

  1. DOI (Digital Object Identifier) – Identificador único para documentos digitais;
  2. LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe) – Tecnologia de preservação digital;
  3. QUALIS CAPES – Sistema de avaliação predominantemente do Brasil de periódicos científicos, parte da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).