Assédio Moral nas Instituições de Ensino: definição, características e soluções

Autores

  • Antonio Vico Mañas

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.15.2.%25p

Resumo

A atualidade e a relevância do tema com consequências comprovadas pelas transformações que traz para os atos de gestão, levou ao desenvolvimento deste artigo que se propõem a apresentar o assédio moral nas organizações, especificamente em instituições de ensino superior. Procura-se com pesquisas bibliográficas e survey, contextualizar, definir caracterizando o assédio além de abordar a sua prevenção, mostrando o que se pode fazer na organização, quais podem ser seus interventores, qual o perfil do assediador e como a vítima pode se proteger do assédio em um ambiente cada vez mais competitivo. Nesta pesquisa a preocupação foi a qualidade de ensino e a formação que se pretende, questionando o professor sobre qual a sua motivação a partir das pressões que sofre no seu dia a dia em seu local de trabalho.

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Biografia do Autor

Antonio Vico Mañas

Prof. titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Publicado

17.11.2010

Como Citar

VICO MAÑAS, A. Assédio Moral nas Instituições de Ensino: definição, características e soluções. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 15, n. 2, 2010. DOI: 10.5020/2318-0722.15.2.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/1915. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos