Satisfação, confiança, valor percebido e fidelização nas relações de troca: um estudo

Autores

  • Márcio Oliveira Mota Universidade Estadual do Ceará
  • João Adamor Dias Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.11.2.%25p

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar as relações de troca entre as IES privadas na cidade de Fortaleza-CE e de alunos, no que diz respeito aos principais construtos do Marketing de Relacionamento: satisfação, confiança e valor percebido, e analisar as influências destes construtos na fidelização de alunos. O estudo compreendeu uma pesquisa de campo junto a 431 alunos de 21 Instituições de Ensino Superior - IES. Os dados pesquisados foram submetidos a testes estatísticos, via técnica de Modelagem em Equações Estruturais para validar o modelo proposto e com base nas relações testadas nesse modelo foi possível concluir que (1) o valor percebido é influenciado positivamente pela confiança; (2) o valor percebido é construto mediador entre a confiança e a fidelização; (3) a fidelização é influenciada positiva e diretamente pela confiança e pelo valor percebido. Finalmente, sugere-se a realização de novos estudos e se indica a quem interessam os resultados obtidos.

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Biografia do Autor

Márcio Oliveira Mota, Universidade Estadual do Ceará

Prof. da UECE

João Adamor Dias, Universidade Estadual do Ceará

Ph.D. em Administração - UECE

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Como Citar

MOTA, M. O.; DIAS, J. A. Satisfação, confiança, valor percebido e fidelização nas relações de troca: um estudo. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 11, n. 2, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.11.2.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/323. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos