Desempenho financeiro e valor de mercado do setor de telefonia no Brasil (Financial performance and market value sector telephony in Brazil)

Autores

  • Carolina Terra Resende Silva UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • David Ferreira Lopes Santos UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo

O trabalho proposto estudou a relação entre métricas tradicionais de desempenho financeiro e o impacto no valor de mercado das empresas de telefonia do Brasil presentes na BM&FBOVESPA entre 2002 e 2012. Construiu-se uma base de dados com informações trimestrais das quatro empresas com informações completas no período (TIM, Vivo, Embratel e Oi), sendo esta base analisada por meio de regressão com dados em painel. Os resultados assinalam que os indicadores tradicionais de desempenho financeiro ROS, ROI, ROE, Margem EBTIDA não foram capazes de explicar a variação no valor de mercado, tampouco as métricas de valor agregado EVA, MVA e RROI. Encontraram-se como significativos na explicação do valor de mercado destas empresas o Investimento realizado e o custo médio ponderado de capital (WACC). DOI: 10.5020/2318-0722.2015.v21n1p42

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Terra Resende Silva, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Graduada em Administração pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" junto a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal-SP.

David Ferreira Lopes Santos, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professor Assistente Doutor na UNESP junto ao Departamento de Economia Rural da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias.

Downloads

Publicado

01.10.2015

Como Citar

SILVA, C. T. R.; SANTOS, D. F. L. Desempenho financeiro e valor de mercado do setor de telefonia no Brasil (Financial performance and market value sector telephony in Brazil). Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 21, n. 1, 2015. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3419. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos