Editorial

Autores

  • Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte UNIFOR
  • Oderlene Vieira de Oliveira UNIFOR

Resumo

Esta segunda edição de 2015 apresenta 12 artigos, sendo todos de autores externos à Universidade de Fortaleza. Quanto à epistemologia, 11 são estudos positivistas e um estudo crítico. Quanto ao escopo geográfico nove tratam de organizações brasileiras e três de organizações internacionais. Quanto ao setor, oito estudos referem-se ao setor privado, três aos setores públicos e privados e um estudo refere-se exclusivamente ao setor público. Quanto ao campo de estudo, nove trabalhos referem-se à administração, um de contabilidade, um de turismo e um de economia. Quanto ao objeto empírico dois estudos são de instituições de ensino, dois de varejo, dois de exportação e investimento direto, e os demais representam um estudo cada (governo estadual, indústria alimentícia, setor turístico, consultoria e um geral). Quanto às áreas temáticas, dois são de organizações e recursos humanos, dois de estratégia, dois de negócios internacionais, e os demais com um trabalho cada (estudo socioambiental, gestão do turismo, empreendedorismo, marketing, gestão tributária e economia pública). Quanto ao tipo de pesquisa seis são estudos teórico-empíricos de campo, três são estudos de caso e três são ensaios. Quanto à natureza da pesquisa seis são estudos qualitativos e seis são quantitativos. Quanto à língua todos os 12 trabalhos são em português e finalmente quanto à origem das instituições de ensino superior, todos os trabalhos são de IES nacionais. Quanto à formatação nove são artigos em ABNT e três em APA. Em suma os trabalhos aqui apresentados são em sua maioria positivistas, de organizações brasileiras, pertencentes ao setor privado, do campo da administração, com objetos empíricos e áreas temáticas variadas, teórico-empíricos com estudos de campo, com uso de métodos qualitativos e quantitativos, escritos em português e pertencentes a pesquisadores de instituições de ensino brasileira. Um destaque foi para o balanceamento de estudos qualitativos e quantitativos e o crescimento de artigos escrito na formatação APA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte, UNIFOR

Doutor em Administração

Oderlene Vieira de Oliveira, UNIFOR

Doutora em Administração

Downloads

Como Citar

FORTE, S. H. A. C.; OLIVEIRA, O. V. de. Editorial. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 21, n. 2, 2015. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4652. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Editorial