A utilização dos recursos e da estratégia contínua nas universidades do Brasil

Autores

  • Luís Carlos Queiroz de Alencar UNIFOR
  • Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.15.1.%25p

Resumo

Esse artigo tem como objetivo analisar a relação existente entre recursos estratégicos e estratégias contínuas, com o porte organizacional aplicados às Universidades no Brasil. Sendo a universidade berço e celeiro do desenvolvimento teórico dos modelos de estratégia organizacional, estariam elas utilizando os recursos e as estratégias contínuas, e a utilização dessas ferramentas teria alguma relação com o porte da universidade? Como referencial teórico utilizou-se o modelo dos recursos de Lynch e Baines (2004) e da estratégia contínua adotada por Mariotto (2003). Esta pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2007 e contou a participação de 37 universidades. A metodologia utilizada é de tipologia descritiva, de natureza quantitativa, viabilizada mediante um questionário semi-estruturado, não disfarçado, com escala Likert. A análise de resultados mostra que as universidades brasileiras fazem uso de seus recursos e praticam a estratégia contínua em suas gestões, embora com algumas restrições, e, revela ainda, que a prática dessas ações independe do porte da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Carlos Queiroz de Alencar, UNIFOR

Mestre em Administração pela UNIFOR

Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte, UNIFOR

Doutor em Administração pela FGV/EAESP, Prof. Titular da UNIFOR, forte@unifor.br. Superintendente, Banco do Nordeste, Área de Gerenciamento Estratégico

Downloads

Como Citar

ALENCAR, L. C. Q. de; FORTE, S. H. A. C. A utilização dos recursos e da estratégia contínua nas universidades do Brasil. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 15, n. 1, 2010. DOI: 10.5020/2318-0722.15.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/514. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos