A economia criativa sob a ótica das redes sociais dos produtores culturais de Brasília

Autores

  • Edgar Reyes Junior Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade de Brasília - PPGA/UnB
  • Fagner Dias Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade de Brasília - PPGA/UnB
  • Renata Gomes Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade de Brasília - PPGA/UnB

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2018.7191

Resumo

Na Análise de Redes Sociais (ARS) podemos mapear e analisar conexões entre atores em um coletivo. Essas conexões, aqui vistas como as relações interpessoais, podem ser fruto de relações profissionais ou vice e versa. Por isso, este estudo objetiva o mapeamento e análise das interações sociais na produção cultural do Distrito Federal (DF). Para tal foram consideradas as teorias sobre economia criativa, o setor criativo no Brasil, as funções do produtor cultural e a teoria de redes sociais. Metodologicamente, esse estudo é exploratório-descritivo, de cunho quali-quantitativo. O instrumento de coleta de dados foi entrevista com 29 questões abertas e 19 fechadas, aplicado a 40 produtores culturais do DF por meio do método bola de neve. Como resultados, destaca-se que foi traçado o perfil sociodemográfico dos produtores, desempenho de suas empresas e identificação das características dos atores centrais da rede. A partir dessa base, observou-se a formação de uma rede com 534 atores, em que os produtores culturais do DF se ligam a uma rede sólida permeada por outros profissionais atuantes na cadeia produtiva da cultura, com diferentes subgrupos de interesse.

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Biografia do Autor

Edgar Reyes Junior, Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade de Brasília - PPGA/UnB

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Salgado de Oliveira (2004), mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012). Professor adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência em Administração, com ênfase em Estratégias de Relações Interorganizacionais, principalmente nos temas: confiança, redes, Relações Estado-Sociedade e área da Saúde.

Fagner Dias, Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade de Brasília - PPGA/UnB

Possui graduação em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais (2007) e Física pela Universidade de Brasília (2015), cursando mestrado em Administração pela Universidade de Brasília. Membro do Grupo de Pesquisa em Relações Interorganizacionais (GERIR/IOR&N) da UnB. Tem experiência em Administração, com ênfase em Estratégia nas Organizações, Marketing, Análise de Redes Sociais e Redes Interpessoais.

Renata Gomes, Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade de Brasília - PPGA/UnB

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (2015). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Redes Interpessoais, Análise de Redes Sociais, Economia Criativa, Produção Cultural e Gestão da Cultura. Áreas de interesse: Políticas Públicas para Cultura e negócios criativos

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Publicado

11.04.2019

Como Citar

REYES JUNIOR, E.; DIAS, F.; GOMES, R. A economia criativa sob a ótica das redes sociais dos produtores culturais de Brasília. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 24, n. 3, 2019. DOI: 10.5020/2318-0722.2018.7191. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7191. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos