Estilos Individuais de Aprendizagem e Atitude Empreendedora: Estabelecendo Relações entre os Construtos

Autores

  • Jefferson Menezes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Vania de Fátima Barros Estivalete Universidade Federal de Santa Maria
  • Jaime Peixoto Stecca Universidade Federal de Santa Maria
  • Italo Fernando Minello Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2018.7637

Resumo

O presente estudo teve o objetivo de avaliar o modo como os trabalhadores do setor público aprendem, de forma a identificar os estilos de aprendizagem predominantes, bem como suas relações com a atitude empreendedora. O contexto explorado – uma organização pública – é justificado pelo entendimento de que o empreendedorismo pode ser fundamental para o oferecimento dos níveis de qualidade desejados pela sociedade, podendo contribuir com soluções inovadoras para problemas de ordem pública. Quanto ao método, conduziu-se o estudo com caráter descritivo e quantitativo, sendo que foram aplicados os instrumentos Inventário de Estilos de Aprendizagem (Kolb, 1976) e Instrumento de Medida de Atitude Empreendedora - IMAE (Souza & Lopez Jr., 2005) junto a servidores públicos lotados na unidade de gestão de pessoas de uma instituição federal de ensino localizada na região sul do Brasil. Os resultados apontaram que, na amostra pesquisada, o estilo de aprendizagem individual predominante é o Convergente, seguido pelos estilos Assimilador e Acomodador. Por meio das análises, o Convergente foi sinalizado como estilo mais inclinado à atitude empreendedora nas quatro dimensões do IMAE. Novos métodos de seleção e alocação de pessoal, bem como a escolha de chefias, poderão ser desenvolvidos a partir dos resultados de pesquisas como esta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Menezes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestrado em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, cursa Doutorado em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM), na linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional.

Vania de Fátima Barros Estivalete, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1986) , Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e Pós-doutorado em Sociologia Econômica das Organizações no SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações no ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa-Portugal (2015). Professora do Departamento de Ciências Administrativos da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Jaime Peixoto Stecca, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Administração e Especialização em Gestão Empresarial pela UFSM, Mestrado em Administração pela UFSC e Doutorado em Administração pela FEA/USP. É Professor Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Colégio Politécnico da UFSM.

Italo Fernando Minello, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, especialista em Recursos Humanos pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos - FDRH (1990) e em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM (1991), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1998) e doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA-USP (2010). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM.

Downloads

Publicado

11.04.2019

Como Citar

OLIVEIRA, J. M. de; ESTIVALETE, V. de F. B.; STECCA, J. P.; MINELLO, I. F. Estilos Individuais de Aprendizagem e Atitude Empreendedora: Estabelecendo Relações entre os Construtos. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 24, n. 3, 2019. DOI: 10.5020/2318-0722.2018.7637. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7637. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos