A compreensão de accountability nas rotinas organizacionais de controles internos

Autores

  • Denise Saboia Medeiros Vidal Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Sandra Regina da Rocha-Pinto Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2020.8095

Resumo

O presente estudo objetivou investigar como os profissionais compreendem a incorporação da accountability nas rotinas de controles internos. A partir de uma abordagem fenomenográfica (MARTON, 1991) entrevistaram-se 20 profissionais - agentes de Controles Internos em uma seguradora -, no Rio de Janeiro, entre agosto a setembro de 2017. O Espaço de Resultado gerado por meio do método fenomenográfico, ilustra três concepções do fenômeno: respeitar os artefatos; qualificar as rotinas e; proteger a organização. As dimensões explicativas dessas concepções foram identificadas de acordo com seguintes categorias: deferência à transparência; intensidade da interação dos aspectos; senso de responsabilidade e respeito ao controle. Os achados sugerem que há uma evolução das concepções do nível instrumental à percepção de valor. As evidências revelam profissionais com uma percepção significativa de responsabilidade nas rotinas de controles internos. O estudo traz à luz a relação entre a melhoria dos processos e a intensidade da interação entre os aspectos ostensivo e performativo de uma rotina organizacional, contribuindo para ilustrar os componentes da estrutura interna de uma Rotina Organizacional (PENTLAND; FELDMAN, 2005). Acredita-se que se atendeu à convocação de Howard-Grenville e Rerup (2016), no sentido de que sejam conduzidas mais pesquisas empíricas, com emprego de metodologias diferenciadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Saboia Medeiros Vidal, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Sandra Regina da Rocha-Pinto, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Sandra Regina da Rocha-Pinto é professora do Departamento de Administração de Empresas - IAG/PUC-Rio, onde também atua no NORTE (Núcleo de estudos e pesquisas em Organizações, Relações de Trabalho e Empregabilidade). É Doutora em Educação e Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Seu interesse de pesquisa situa-se em Aprendizagem / Conhecimento Organizacional, Rotinas organizacionais e Formação de Competências.

Downloads

Publicado

20.01.2020

Como Citar

VIDAL, D. S. M.; ROCHA-PINTO, S. R. da. A compreensão de accountability nas rotinas organizacionais de controles internos. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 26, 2020. DOI: 10.5020/2318-0722.2020.8095. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/8095. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos