Avaliação do clima organizacional de suporte à criatividade e inovação em programas de pós-graduação stricto sensu

Autores

  • Monique Brandão Comes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Fernando Victor Cavalcante Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Favio Akiyoshi Toda Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2020.8341

Resumo

De acordo com a avaliação provisória do último quadriênio (2013-2016), apenas 4,17% dos programas de pós-graduação stricto sensu são avaliados com a nota máxima pela Capes. O estudo objetivou avaliar a diferença do clima de suporte à criatividade e inovação entre dois programas de pós-graduação e executar uma análise qualitativa dos fatores que caracterizam e distinguem os diferentes tipos de climas entre eles. Ambos programas selecionados de uma Instituição de Ciência e Tecnologia em Saúde que ministram cursos de mestrado e doutorado, o primeiro com nota 7 (sete) em seus cursos e o segundo com nota 3 (três) em seu curso de mestrado e nota 2 (dois) no curso de doutorado. Os sujeitos foram selecionados intencionalmente e a coleta de dados ocorreu mediante realização de entrevistas com aplicação da Escala Siegel como roteiro para avaliar o clima orientado para criatividade e inovação e o nível de apoio em cada programa. Em sequência, foram dispostas as Fichas de Avaliação dos Programas provisórias do último quadriênio (2013-2016), que permitiram a triangulação dos dados obtidos. Foi possível evidenciar que o clima orientado para criatividade e inovação contribui para explicar a nota de avaliação da Capes. Mediante os resultados apresentados, a pesquisa se apresentou relevante e útil para auxiliar o processo de tomada de decisão dentro dos programas de pós-graduação stricto sensu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique Brandão Comes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre em Gestão e Estratégia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ - 2016). Especialista em Gestão Acadêmica pelo Instituto Nacional de Saúde, da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/ Fiocruz - 2017). Atualmente é Assistente Técnico de Gestão em Saúde na Fundação Oswaldo Cruz.

Fernando Victor Cavalcante, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Especialização em Gestão de Organizações em C&T em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz, Brasil(2014) Analista de Gestão em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz , Brasil

Favio Akiyoshi Toda, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil(2013) PROFESSOR ADJUNTO da Universidade Federal Fluminense , Brasil

Downloads

Publicado

20.01.2020

Como Citar

COMES, M. B.; CAVALCANTE, F. V.; TODA, F. A. Avaliação do clima organizacional de suporte à criatividade e inovação em programas de pós-graduação stricto sensu. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 26, 2020. DOI: 10.5020/2318-0722.2020.8341. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/8341. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos