Teoria e Pesquisa em Voluntariado: Cinco Principais Perspectivas na Administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2020.26.1.8530

Resumo

A literatura sobre o voluntariado é vasta, todavia ela não se encontra bem delimitada em períodos regulares de produção do conhecimento, como tantos outros temas nas ciências sociais, em especial na administração. Diante disso, pergunta-se quais pressupostos teóricos podem ser apontados para a pesquisa e teoria em voluntariado nas ciências sociais, em especial a administração? O objetivo é fornecer demarcações e abordagens que foram sustentadas na produção acadêmica sobre o tema. Por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, efetuou-se um levantamento bibliográfico com o objetivo de mapear e conhecer o que está sendo publicado sobre o voluntariado tanto na literatura nacional como internacional, no período de tempo de 2000 à 2016. Como resultados, têm-se que a produção em voluntariado pode ser dividida em cinco abordagens, são elas: Abordagem funcional para a motivação ao voluntariado, em que se discute os motivos para tal ação; Abordagem gestionária sobre voluntariado, que reconhece o voluntário como um recurso organizacional a ser gerido; Abordagem mercadológica sobre voluntariado, composta pelas ações e programas sociais originados na esfera privada; Abordagem da representação do voluntariado, preocupando-se em saber o significado desta prática; e o novo voluntariado, marcado pelo contexto estrutural do capitalismo. A relevância desta pesquisa é discutir o voluntariado num contexto fortemente permeado pela lógica gerencialista como a área da Administração. Sua contribuição é demonstrar como o tema se tornou um interesse gerencial. Esse estudo contextualiza a pesquisa em voluntariado, fornecendo abordagens que foram sustentadas na produção acadêmica sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Jéssica Pereira, Fundação Getulio Vargas

Doutoranda em Administração, na linha de Estudos Organizacionais, na Fundação Getulio Vargas Escola de Administração de Empresas de São Paulo.

Monica Carvalho Alves Cappelle, Universidade Federal de Lavras

Professora Doutora da Universidade Federal de Lavras e do Programa de Pós-graduação em Administração da UFLA.

Ana Flávia Rezende, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais, CEPEAD.

Downloads

Publicado

24.06.2020

Como Citar

PEREIRA, J. J.; CAPPELLE, M. C. A.; REZENDE, A. F. Teoria e Pesquisa em Voluntariado: Cinco Principais Perspectivas na Administração. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 26, n. 1, 2020. DOI: 10.5020/2318-0722.2020.26.1.8530. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e8530. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos