Segmentação psicográfica e estilos de vida de consumidores de venda direta por catálogo

Autores

  • Patricia Sawa de Campos Modanez
  • Antonio Carlos Giuliani
  • Silvia Helena Carvalho Ramos Valladão de
  • Lesley Carina Attadia

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.15.2.%25p

Resumo

Este estudo aborda a segmentação psicográfica de mercado e analisa estilos de vida de consumidores do canal de venda direta que compram por meio de catálogo. A pesquisa, de caráter quali-quanti, dividiu-se em três fases. A primeira, qualitativa exploratória, objetivou conhecer a organização foco do estudo, e pesquisar o perfil de suas consumidoras. Para isso, utilizaram-se técnicas de estudo de caso, focus group associado à técnica projetiva e entrevista. A segunda fase desenvolveu-se por meio de uma pesquisa quantitativa descritiva, com o objetivo de quantificar e descrever as consumidoras que compram por catálogos da empresa. A amostra constituiu-se de 150 consumidoras da cidade de São Paulo e algumas cidades do interior do estado. Após o processamento dos dados, a partir do software SPSS e da análise de cluster, as características dos resultados das fases qualitativa e quantitativa foram comparadas, possibilitando a realização da terceira fase. A terceira fase, qualitativa exploratória, envolveu a técnica de brainstorming. Para isso, gestores da empresa foram convidados para apresentação dos resultados e para discutirem estratégias a serem propostas à empresa. Como resultados a empresa passou a conhecer seu público-alvo, permitindo uma retro-alimentação referente ao planejamento do mix de produtos, comunicação e marketing.

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Biografia do Autor

Patricia Sawa de Campos Modanez

Mestre em Administração pela UNIMEP, Bacharel em Administração pela UNIMEP

Antonio Carlos Giuliani

Doutor e Mestre em Administração Escolar pela UNIMEP, Coordenador do Curso de Mestrado Profissional em Administração da UNIMEP

Silvia Helena Carvalho Ramos Valladão de

Doutora em Administração pela FEA-USP, Mestre em Administração pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto (CUML), Graduada em Ciências Contábeis e Administração pelo CUML, Docente do Mestrado Profissional em Administração da UNIMEP, e de Graduação do Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto

Lesley Carina Attadia

Doutora em Administração pela FEA-USP, Mestre em Engenharia de Produção pela UFSCAR, Graduada em Administração pela FEARP-USP, Docente do Mestrado Profissional em Administração da UNIMEP.

Publicado

17.11.2010

Como Citar

SAWA DE CAMPOS MODANEZ, P.; CARLOS GIULIANI, A.; HELENA CARVALHO RAMOS VALLADÃO DE, S.; CARINA ATTADIA, L. Segmentação psicográfica e estilos de vida de consumidores de venda direta por catálogo. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 15, n. 2, 2010. DOI: 10.5020/2318-0722.15.2.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/1925. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos