Política de dividendos e fluxos de caixa: um estudo à luz da Teoria da Sinalização (Dividend policy and cash flows: a study in the light of the Theory of Signs)

Autores

  • Dante Baiardo Cavalcante Viana Jr. Universidade Federal do Ceará
  • Vera Maria Rodrigues Ponte Universidade Federal do Ceará

Resumo

O estudo investiga, pela ótica da Teoria da Sinalização, a relação entre a distribuição de dividendos e os fluxos de caixa futuros de 47 companhias listadas na BM&FBovespa entre 2007 e 2013, compreendo 329 observações. Trata-se de estudo de natureza exploratória e descritiva, no que diz respeito aos seus objetivos, e de abordagem quantitativa, na medida em que os dados coletados foram submetidos a testes estatísticos. A análise dos dados deu-se com o uso de um modelo de regressão múltipla, por meio de uma análise de dados em painel, adotando-se como variável dependente o ROA em t (proxy do fluxo de caixa) e como variáveis independentes Div./Ação em t-1 (proxy da política de dividendos), além de outras variáveis de controle. Na análise de regressão, verificou-se que a variável Div./Ação não pode explicar o ROA de forma significativa, rejeitando-se a hipótese do estudo. A pesquisa contribui para ampliar o espectro da pesquisa acerca da política de dividendos, ajudando na compreensão de possíveis fatores explicativos para a postura das companhias brasileiras no que diz respeito ao assunto. DOI: 10.5020/2318-0722.2015.v21n1p211

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01.10.2015

Como Citar

VIANA JR., D. B. C.; PONTE, V. M. R. Política de dividendos e fluxos de caixa: um estudo à luz da Teoria da Sinalização (Dividend policy and cash flows: a study in the light of the Theory of Signs). Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 21, n. 1, 2015. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3675. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos