Criou Fama, Agora Deita na Cama! Construção de uma Escala de Reputação de Restaurantes

Autores

  • Luana de Oliveira Alves Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/PROPAD
  • Viviane Santos Salazar Universidade Federal de Pernanmbuco (UFPE). PROPAD/ DHTUR
  • Indira Gandhi Bezerra-de-Sousa Universidade Federal do Paraná- UFPR/PPGADM

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2020.26.1.8875

Resumo

Os restaurantes de alta gastronomia estão inseridos em um setor em que a reputação é um atributo importante de escolha dos clientes. Embora a reputação seja um recurso intangível, fundamentado na Visão Baseada em Recursos (VBR), pode ser mensurado, conforme apontam vários estudos anteriores. Portanto, o presente artigo objetivou construir uma escala de mensuração da reputação a partir da percepção de gestores de restaurantes de alta gastronomia. Como um estudo de natureza metodológica, a construção da escala ocorreu em sete etapas, com destaque para a realização de treze entrevistas semiestruturadas, que resultaram na geração de itens do questionário. Em seguida, realizou-se a validação de face e conteúdo com cinco especialistas. A aplicação do questionário foi feita por meio de um link enviado por e-mail a gestores de restaurantes, finalizando com 65 respostas válidas. Inicialmente, a escala gerou 57 itens, que, após a purificação, foram reduzidos para 24, distribuídos em sete dimensões. A construção da escala gerou duas dimensões antes não contempladas na literatura: a qualidade do atendimento e a força das mídias sociais. No campo teórico, foi possível ampliar o número de estudos que buscam superar a dificuldade de se mensurar recursos intangíveis, bem como o desenvolvimento de pesquisas em um setor carente, encorajando novas investigações. No campo prático, a escala representa uma ferramenta de diagnóstico organizacional para intervenções em restaurantes gastronômicos, mas também pode ser utilizada em qualquer outro tipo, além do setor de serviços em geral.

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Biografia do Autor

Luana de Oliveira Alves, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/PROPAD

Doutoranda em administração pela UFPE/PROPAD. Mestre em administração pela UFPE/PROPAD. Graduação bacharelado em administração pela UESPI em 2013.

Viviane Santos Salazar, Universidade Federal de Pernanmbuco (UFPE). PROPAD/ DHTUR

Doutora em administração pela UFPE. Mestre em Administração pela UFPE/PROPAD. Professora de pos-graduação em administração, Hotelería e Turismo na UFPE.

Indira Gandhi Bezerra-de-Sousa, Universidade Federal do Paraná- UFPR/PPGADM

Doutoranda em administração pela UFPR/PPGADM Mestre em administração pela UFPR/PPGADM Graduação bacharelado em administração pela UESPI em 2015.

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Publicado

24.06.2020

Como Citar

ALVES, L. de O.; SALAZAR, V. S.; BEZERRA-DE-SOUSA, I. G. Criou Fama, Agora Deita na Cama! Construção de uma Escala de Reputação de Restaurantes. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 26, n. 1, 2020. DOI: 10.5020/2318-0722.2020.26.1.8875. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e8875. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos