O Plus Size sob a Perspectiva Teórica da Construção de Mercados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2020.26.2.9524

Palavras-chave:

plus size. construção de mercados. atores. marketing. práticas de mercado.

Resumo

Este estudo tem como objetivo descrever o processo de construção do mercado de moda plus size com base na perspectiva teórica de construção de mercados. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e descritiva, e teve a coleta de dados por meio de entrevistas, observação não participante e pesquisa documental. Como principais resultados, têm-se dois fatores que marcam o início da construção desse mercado, que são: (a) aumento da obesidade da população e (b) aceite do corpo por parte da população obesa. Foram identificados diversos atores que participaram do processo de construção do mercado plus size, destacando-se as redes sociais (blogs). Como práticas de mercado, notou-se a baixa influência de práticas normativas, especialmente em relação à padronização das grades de tamanhos dos produtos. Em relação às práticas representacionais, tem-se um aumento no discurso favorável ao mercado plus size, colocando esse nicho como oportunidade para empresários e favorecendo o aceite do corpo pela população. Por fim, em relação às práticas de troca, verificou-se semelhanças àquelas encontradas nos mercados de moda em geral.

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Biografia do Autor

Marcela Bortotti Favero, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Administração da Universidade Estadual de Maringá e Professora da UniFCV – Centro Universitário Cidade Verde.

Francisco Giovanni David Vieira, Universidade Estadual de Maringá

Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UEM.

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Publicado

05.11.2020

Como Citar

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