A psicodinâmica do trabalho nas fases do capitalismo: análise comparativa do taylorismo-fordismo e do toyotismo nos contextos do capitalismo burocrático e do capitalismo flexível

Autores

  • Juliana Carvalho Sousa Universidade Estadual do Ceará (UECE)/ Mestranda em Administração
  • Ana Cristina Batista Dos Santos Universidade Estadual do Ceará (UECE)/ Professora do quadro efetivo

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.23.1.186-216

Resumo

O estudo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a psicodinâmica do trabalho (PDT) nas fases recentes do capitalismo, analisando-se comparativamente o taylorismo-fordismo e o toyotismo nos contextos do capitalismo burocrático e capitalismo flexível respectivamente. Metodologicamente, o estudo foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, utilizando-se a técnica da análise temática de conteúdo de maneira similar à análise dos núcleos de sentido (ANS). Os resultados são apresentados a partir do frame teórico da PDT, articulando suas dimensões de contexto (condições de trabalho, organização do trabalho, relações de trabalho) e suas dimensões de conteúdo (carga psíquica, prazer-sofrimento, saúde-adoecimento e estratégias de defesa), em cada um dos modelos de produção-gestão investigados. Conclui-se que a PDT é qualitativamente mais complexa no modelo toyotista (capitalismo flexível), dado o peso da dimensão subjetiva e algumas ilegibilidades do contexto de trabalho atual, do que quando imperava apenas o modelo de produção taylorista/fordista (capitalismo burocrático). Como proposta para estudos futuros tem-se a investigação da PDT em configurações diversas, não necessariamente restritas ao contexto de uma organização formal de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Carvalho Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)/ Mestranda em Administração

Departamento de Ciências Sociais/ Administração

Ana Cristina Batista Dos Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)/ Professora do quadro efetivo

Departamento de Ciências Sociais/ Administração

Downloads

Publicado

23.12.2016

Como Citar

SOUSA, J. C.; DOS SANTOS, A. C. B. A psicodinâmica do trabalho nas fases do capitalismo: análise comparativa do taylorismo-fordismo e do toyotismo nos contextos do capitalismo burocrático e do capitalismo flexível. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 186–216, 2016. DOI: 10.5020/2318-0722.23.1.186-216. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/5260. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos