Jürgen Habermas e o pensamento pós-metafísico

Autores

  • Juliano Cordeiro da Costa Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2009.24.1.%25p

Palavras-chave:

Jürgen Habermas, Pós-Metafísico. Ação Comunicativa.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal investigar o pensamento pós-metafísico na filosofia de Jürgen Habermas. No primeiro momento, discutiremos o quadro histórico-filosófico da teoria da ação comunicativa, ou seja, enfatizaremos o contexto de aparecimento da teoria de Habermas. Em seguida, explicitaremos o conceito do agir comunicativo, uma vez que Habermas tem sempre como referência a teoria da ação comunicativa em suas reflexões. Por último, mostraremos como as discussões contemporâneas acerca da linguagem contribuíram para a reflexão sobre a razão e o pensamento pós-metafísico em Habermas. Para ele, o tema da razão ganha novo significado, a partir da reviravolta linguística ocorrida no século XX, havendo um novo modo de situar a razão. A descoberta da linguagem como medium intransponível de todo sentido, de toda reflexão teórica e prática, forçou um repensamento de todos os problemas filosóficos. O pensamento pós-metafísico pode ser considerado, nesse sentido, como de fundamental importância para a filosofia em geral. Palavras-chave: Jürgen Habermas, Pós-Metafísico. Ação Comunicativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Cordeiro da Costa Oliveira

Graduado em Comunicação Social pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professor da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Publicado

2009-12-09

Como Citar

da Costa Oliveira, J. C. (2009). Jürgen Habermas e o pensamento pós-metafísico. Revista De Humanidades (Descontinuada), 24(1). https://doi.org/10.5020/23180714.2009.24.1.%p

Edição

Seção

Artigos