O temor de corrigir a linguagem do aluno: suas origens

Autores

  • Helênio Fonseca de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2014.29.1.22-38

Palavras-chave:

Ambivalência discursiva. Discurso. Norma lingüística. Revolução linguística modernista. Tabu da correção.

Resumo

Este trabalho é parte de um relatório de pesquisa pós-doutoral sobre o imaginário referente à norma linguística no Brasil, supervisionada pelo Dr. Patrick Charaudeau. Pretende-se nele identificar a dificuldade que a escola brasileira tem para lidar com a norma linguística. Investigou-se para isso o discurso de 61 professores de Língua Portuguesa do Estado do Rio de Janeiro, tentando estabelecer relações intertextuais entre suas respostas e outros discursos. Gláucia M. P. Lara publicou em 2004 um trabalho (LARA, 2004) em que investiga atitudes e crenças de professores sobre correção linguística, no qual, entretanto, acaba aderindo ao “tabu da correção” cuja origem se procura aqui investigar. Embora nenhum entrevistado se tenha declarado frontalmente contrário à norma gramatical, cerca de 40% deles se mostraram ambivalentes, divididos entre um ponto de vista favorável e outro contrário à norma e empregando eufemismos ao falar de erros de linguagem. Os outros 60% apresentaram diferentes graus de adesão à norma. Esse fenômeno enunciativo em que o mesmo sujeito comunicante é porta-voz de duas “vozes do povo” (uma pró-norma e outra antinorma) estaria numa relação intertextual com um discurso “poderoso”, provavelmente o de professores que os entrevistados tiveram na universidade, com sua proposta de flexibilização da norma, resultante da revolução linguística modernista e da introdução da Linguística, em caráter obrigatório, nos currículos de Letras, a partir da década de 1960. Uma entrevistada, por exemplo, declarou que aprendeu “na graduação que não existe modo certo ou errado de falar”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helênio Fonseca de Oliveira

Professor da graduação, do mestrado e do doutorado em Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2014-01-30

Como Citar

Oliveira, H. F. de. (2014). O temor de corrigir a linguagem do aluno: suas origens. Revista De Humanidades (Descontinuada), 29(1), 22–38. https://doi.org/10.5020/23180714.2014.29.1.22-38

Edição

Seção

Artigos