Crenças de professoras de inglês em pré-serviço a respeito da comunidade imaginada “Estados Unidos”

Tatiana Diello Borges

Resumo


O propósito deste artigo é apresentar parte dos resultados de uma dissertação de mestrado, realizada em um Centro de Extensão de uma universidade pública da região sudeste do Brasil, que teve como objetivo geral analisar a relação existente entre crenças e identificação cultural ao longo do processo de ensino-aprendizagem de professores de língua inglesa em pré-serviço, ou seja, em formação. Os objetivos específicos, por sua vez, foram: (1) identificar e analisar as crenças que duas professoras de inglês em pré-serviço possuem em relação aos falantes de língua inglesa e de suas respectivas culturas e (2) tentar compreender como estas crenças são justificadas pelas professoras. O referencial teórico apoiou-se em estudos da área de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras que tiveram como foco de investigação a questão das crenças e da identidade, considerando também a questão das comunidades imaginadas (imagined communities) ao longo do processo de ensinar/aprender línguas. A metodologia escolhida foi o estudo de caso e os seguintes instrumentos de coleta de dados foram utilizados: questionário, entrevista, observações de aulas, acompanhadas de anotações de campo e gravações em áudio, e grupo de discussão. Os resultados sugerem que as professoras participantes, de modo geral, possuem crenças e justificativas semelhantes em relação aos norte-americanos, e sua cultura, demonstrando uma identificação parcial com a comunidade imaginada “Estados Unidos”. Esta pesquisa indica para a importância de considerarmos seriamente as crenças de alunos e professores de línguas a respeito de suas comunidades imaginadas, uma vez que estas são capazes de estimular ou dificultar o investimento ao longo do processo de ensino/aprendizagem.

Palavras-chave


Crenças sobre ensino-aprendizagem de inglês. Comunidades imaginadas. Formação de professores.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5020/23180714.2014.29.2.210-230

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista de Humanidades, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0714

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia